Equipa Pedagógica

Todos os membros da Equipa Educativa da Creche têm um papel crucial na educação das Crianças. Desempenham as suas funções com verdadeiro espírito de serviço e dedicação, prudência e sigilo profissional. Contribuem para a melhoria da Qualidade de Vida das Crianças, promovendo o seu desenvolvimento integral, assumindo um compromisso coerente com o Ideário e um comportamento moral cristão.

O Conselho Pedagógico é constituído por todos os Educadores. Reúnem mensalmente e em outras ocasiões extraordinárias, nomeadamente em início e final de Ano Letivo. A ele compete a programação e planificação de todo processo educativo, visando o seguinte:

A diretora técnica, com formação académica de nível de licenciatura, exerce também funções de educadora. Para além dessa, tem também como função coordenar o trabalho das restantes educadoras; orientar as ajudantes de ação educativa e sensibilizá-las para as necessidades das crianças e para o trabalho das educadoras; proporcionar um bom ambiente de trabalho e estreitamento das relações família/escola; participar ativamente na gestão e direção dos serviços que coordena; colaborar no recrutamento do pessoal; promover a participação em ações de formação para todo o pessoal; promover reuniões entre a equipa pedagógica e com as famílias; decidir em todos os assuntos que lhe sejam delegados, bem como em todas as situações que imponham uma intervenção imediata; submeter à apreciação superior os assuntos que excedam a sua competência.

As educadoras de infância, com formação académica de nível de licenciatura, têm como papel elaborarem e desenvolverem o projeto curricular de sala, de acordo com o grupo etário que têm à sua responsabilidade; sensibilizar as auxiliares de ação educativa para a colaboração nesse mesmo projeto; dar conhecimento à diretora pedagógica de tudo o que diga respeito ao funcionamento da Creche; estabelecer contactos com as famílias, de modo a favorecer a interação família/escola; organizar e realizar reuniões e encontros com as famílias sempre que seja pertinente; organizar e participar em reuniões da equipa pedagógica; promover o seu próprio aperfeiçoamento profissional.

As Auxiliares de ação educativa, têm como função acederem às necessidades das crianças segundo orientações das educadoras; zelar pela higiene e bem-estar das crianças bem como do material, sob orientação das educadoras; fazer o atendimento às entradas e saídas das crianças; assegurar o apoio ao repouso das crianças de três anos; assegurar o funcionamento do refeitório (almoços e lanches); colaborar na preparação/organização de atividades coletivas.